SISUTEC 2017: Como se inscrever

A união entre o Sistema de Seleção Unificado (SISU) mais o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Ministério da Educação (MEC) resultou na criação do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica, mais conhecido como SISUTEC no ano de 2013.

Essa plataforma de educação criada pelo governo, para oferecer cursos gratuitos, técnicos profissionalizantes, veio para trazer benefícios a estudantes de escolas públicas, ou de escolas particulares na qualidade de bolsistas integrais.

Olharemos a seguir, tudo sobre esse modelo de sucesso implantado em nosso país.

INSCRIÇÕES NO SISUTEC 2017

Na primeira edição do SISUTEC foram ofertas 239,792 mil vagas em cursos técnicos, para o correspondente a 383.080 mil candidatos inscritos, isso tudo diante da parceria com 586 instituições públicas e privadas de ensino superior.

Compunham essas instituições as do sistema S, as escolas técnicas privadas, institutos federais, universidades federais, estaduais, municipais e etc,. E os cursos em sua maioria eram destinados a área da informação, saúde e indústria.

Nos dois anos seguintes; em 2014 foram registradas 937 instituições de ensino disponíveis, para 293 mil vagas e 527 mil inscritos. No ano de 2015, o programa só apresentou uma edição. Mas após o passar dos anos, a procura e oferta está cada vez maior.

Como dito acima, entre os requisitos, é imprescindível ser o candidato ser aluno de escola pública, ou particular na qualidade de bolsista integral, e ainda, ter prestado o último ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) com média geral de 450 pontos e não ter atingindo nota 0 na redação.

Após apresentado esses requisitos, as inscrições somente poderão ser efetuadas no SISUTEC de forma online, mediante o número de inscrição e a senha usados no último Enem, além de poder ser feito todo semestre.

VAGAS DO SISUTEC 2017

O candidato, assim como no ENEM escolhe dois cursos de sua preferência e preenche requisitos relacionados as vagas, isso serve para o candidato concorrer a vagas específicas.

Ou seja, após a nota, há a especificação do tipo de vaga, preenchendo em qual a rede de ensino foi conclusa o estudo (privada na condição de bolsista integral ou pública), se serão vagas reservadas ou de ampla concorrência.

Caso o sistema ainda não tenha sido aberto, poderá ser feito qualquer alteração relacionada as informações prestadas.

Como qualquer vestibular, os que obtiveram as notas mais altas do SISUTEC 2017, serão automaticamente aprovados.

Das vagas a serem preenchidas 85% das vagas vai para os estudantes que concluíram o ensino na rede pública ou bolsista integral da rede privada.

Nas instituições federais, 50% vagas vão para aqueles que apresentam na família renda igual ou inferior a um salário mínimo e meio, e da rede pública.

Se o candidato passar no curso em que colocou como primeira opção, não será mais selecionado para as chamadas subsequentes, por isso é de grande importância se atentar aos prazos.

Caso seja chamado apenas para o curso da segunda opção, as chamadas subsequentes continuarão. E se matriculado na segunda opção, for selecionado para a primeira, a inscrição cancela automaticamente a matricula da segunda opção.

QUANDO OCORREM AS INSCRIÇÕES?

As inscrições feitas pelo site do SISUTEC só acontecem duas vezes por ano, então deve-se esperar o início e meio do ano para entrar no site www.sisutec.mec.gov.br. Não esquecendo de estar com a nota do ENEM e, seus dados pessoais.

sisutec-2017

É necessário, portanto ficar de olho na nota de corte, que é o mínimo pré-estabelecido para cada curso, porém ela não será definitiva, de acordo com o período das inscrições podem ocorrer variações.

Pronto, feita a inscrição, é só ir na respectiva instituição, levando os materiais obrigatórios peço por ela e pronto, é só começar a estudar.

Lembrando que, por ser um programa governamental, não será nada pago em relação as inscrições.

Reiterando que é uma grande oportunidade para milhares de brasileiros mudarem de vida, e terem aquele diferencial no currículo.

 CURSOS DISPONÍVEIS NO SISUTEC 2017

A grande dúvida dos alunos são quais cursos estão elencados para realização no SISUTEC 2017.

São eles:

SISUTEC-CURSOSTécnico em Segurança do Trabalho, Enfermagem, Farmácia, Mecânica, Estética, Análises Clínicas, Guia de Turismo, Agronegócio, Agropecuária, Eletromecânica, Reabilitação de dependentes, Químicos, Logística, Informática, Meio Ambiente, Edificações, Radiologia, Química, Eletrotécnicos, Massoterapia, Cuidados de Idosos, Informática para internet, Nutrição e Dietética, Redes de Computadores, Computação Gráfica e Orientação Comunitária.

Após esse enorme rol de opções, é difícil escolher qual o melhor para o candidato.

Os cursos apresentam em média 2 anos e a carga horária varia de 800 a 1200 horas aulas.

O Governo também afirmou que de acordo com o aumento de parceria com as instituições de ensino, mais vagas serão disponibilizadas para os estudantes.

 

Baixa o aplicativo do Sisutec

Para aumentar mais ainda comodidade do estudante, o Sisutec 2017 criou os aplicativos para seu celular, tanto para Android, windows Phone ou iPhone.

Para baixar o aplicativo é bastante simples basta entrar nesse website: http://www.sisutec.mec.gov.br/mobile e em seguida escolher o sistema operacional do seu celular

app-sisutec

Com o aplicativo do Sisutec 2017 você terá na palma da sua mão a escolha mais consciente na hora de pesquisar por vagas e cursos em sua cidade.

Você também pode receber notificações de acompanhar em tempo real a nota dos cursos, sendo mais uma facilidade na hora de ingressar no Sisutec.

PROBLEMAS NO SITE

Por ser realizado apenas duas vezes ao ano, a procura e expectativa sobre o SISUTEC são muito grandes. Então, se você, estudante encontrar dificuldade em acessa o portal para inscrição, não se desespere, apenas continue tentando em outros horários.

Tente de preferência cedinho da manhã ou tarde da noite, quando há menos movimento no website.

Caso o problema continue a ocorrer, tente entrar na página do SISUTEC em outra máquina, visto que o problema pode se encontrar no seu computador ou celular

O fluxo de alunos no país inteiro é muito grande, então é um problema normal de ocorrer.

Em caso de qualquer dúvida, deixe-nos um comentário ou mande sua pergunta por e-mail.

duvidas-sisutec-2017

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *