PRONATEC VOLUNTÁRIO

O PRONATEC voluntário foi criado pelo Ministério da Educação em parceria com a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica.

Esse programa tem como objetivo ofertar cursos na área da educação profissional e tecnológica de instituições privadas de educação que apresentam seus próprios recursos.

Ou seja, esse programa não detém de recursos do Ministério da Educação, apenas visa capacitar alunos que desejam adentrar em instituições privadas que participam do PRONATEC voluntário.

PRONATEC VOLUNTÁRIO – CURSOS

Os cursos do PRONATEC voluntário são classificados em FIC – formação inicial e continuada, e os cursos técnicos de nível médio.

Os cursos de formação inicial e continuada ou de qualificação apresentam uma curta duração, o que acabava levando de no mínimo 3 e no máximo 5 meses, e podem ser ministrados a distancia ou de forma presencial.

Essa duração pequena é devida o curso ser voltado para uma área específica, onde o foco é direto.

O intuito desse curso é capacitar o cidadão através da educação profissional.

Para adentrar nos cursos do FIC são necessários alguns requisitos de escolaridade que mudam de curso para curso.

Já os cursos técnicos de nível médio são destinados para alunos que ainda estão no ensino médio e querem desenvolver habilidades técnicas para se profissionalizar.

Ou seja, esse curso acontece de forma continuada com o ensino médio do aluno.

Em relação a carga horária é maior que os cursos do FIC. Seus cursos duram em média 1 a 2 anos.

Além de que acontecem tanto na modalidade presencial quanto à distância.

PRONATEC-2017

DURAÇÃO DOS CURSOS

Como já dito acima a duração dos cursos de formação inicial ou continuada e os de qualificação profissional duram 3 a 5 meses, de acordo com a carga horária da instituição e do curso escolhido.

Já os cursos técnicos de nível médio duram 1 a 2 anos, dependendo também da carga horária da instituição e do curso escolhido.

Para conferir os cursos disponíveis pelo PRONATEC voluntário é só clicar no link ao lado http://portal.mec.gov.br/pronatec/cursos-pronatec e escolher aquele curso que mais se encaixa ao seu perfil.

QUEM PODE PARTICIPAR DO PRONATEC VOLUNTÁRIO?

De acordo com o curso escolhido é que possível analisar a condição do aluno para participar dele.

Se for um curso técnico, o aluno deve ter concluído o ensino médio.

Caso seja os cursos de formação inicial e continuada é possível a participação de qualquer cidadão, independentemente do seu grau de escolaridade.

Porém, em qualquer desses dois tipos de curso o aluno deve idade superior a 15 anos.

qualificações pronatec voluntário

CRITÉRIOS PARA REALIZAR A INSCRIÇÃO DO PRONATEC VOLUNTÁRIO

As inscrições e vagas são priorizadas para aqueles alunos que estão em condições de trabalho ou de acordo com algumas condições pessoais e são eles os seguintes;

  • Apicultores
  • Agricultores Familiares
  • Silvicultores
  • Pescadores
  • Extrativistas
  • Beneficiários de programas do Governo Federal
  • Mulheres responsáveis pela sua unidade familiar e que recebem programas federais
  • Povos indígenas e comunidades quilombolas
  • Pessoas com deficiência
  • Jovens e adolescentes que estão cumprindo medidas socioeducativas.

MATRÍCULA 

As matrículas no PRONATEC voluntário são divididas em inscrições e pré-matrículas preferências; realizadas por secretarias e ministérios como por exemplo; secretarias estaduais e distrital de educação e ministério da agricultura, pecuária e abastecimento.

E inscrições e pré-matrículas de livre concorrência; destinadas aos candidatos que não se encaixam no público que apresenta preferência. Para realizarem a pré-inscrição devem entrar no site www.pronatec.mec.gov.br, já para a matrícula, somente na instituição de ensino escolhida.

Tanto os interessados inscritos e os pré-matriculados irão receber o que o programa chama de Carta de Encaminhamento.

Essa carta traz os prazos e as informações necessárias para a poder efetuar a sua matrícula.

A matrícula tem caráter pessoal e somente poderá ser efetuada pelo próprio interessado que deve comparecer na instituição. No caso dos cursos ministrados a distância é só acessar a plataforma EAD.

pronatec

CERTIFICADO DO CURSOS

É dever da instituição na qual o aluno terminou o curso de emitir o seu certificado de conclusão.

Independente do curso ser técnico, presencial ou à distância.

No caso dos cursos de Formação Iniciada e Continuada o aluno recebe o certificado. Mas já para os cursos de técnico, presencial ou à distância, os alunos recebem diploma.

O que muda é apenas a nomenclatura, mas o intuito dos dois documentos é mostrar que o aluno concluiu o seu ensino naquela respectiva modalidade.

CANCELAMENTO OU MUDANÇA DE TURNO OU CURSO

O cancelamento da matricula deve ser feito pelo aluno na instituição de ensino, que após ter acatado o pedido mudará o status da matrícula aluno para curso cancelado.

Já o aluno que entrou no PRONATEC voluntário não pode mudar o seu curso, a não ser que o curso seja realizado na modalidade presencial.

Porém, para que essa transferência seja possível primeiro o aluno deve fazer o pedido na instituição e a instituição deve ofertar uma turma com a mesma carga horária e vaga já cursadas para o beneficiário.]

Caso tenha ficado dúvidas, envie um e-mail para nossa equipe.

Você também pode saber mais sobre o PRONATEC EM: http://www.pronatecgov.com/pronatec/pronatec-2017-inscricoes-objetivos-e-vagas/

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *