Pronatec São Paulo: Inscrição e vagas

Criado em 2011 pelo Governo Federal, o PRONATEC SP – Programa Nacional de acesso ao ensino técnico e emprego, é ideal para quem quer mudar de vida e não tem condições de arcar com altos custos de mensalidade para um curso profissionalizante.

Pensando dessa maneira, você que é de São Paulo tem a incrível oportunidade de mudar de vida sem pagar nada e ascender dentro do mercado de trabalho. Pois já foram distribuídos pelo Brasil mais de 9 milhões de bolsas de estudos entre cursos de formação inicial e continuada e cursos técnicos.

O primeiro passo para que isso aconteça é através da sua inscrição na instituição escolhida pelo programa.

As inscrições abrem todos os anos com as mais variadas opções de curso. E para se inscrever é necessário apenas entrar no site do Pronatec: http://portal.mec.gov.br/pronatec e fazer sua pré-inscrição online, basta preencher o nome do seu Estado, Município, grau de escolaridade, instituição de ensino desejada e a turma.

PRONATEC SP

Ao final clique em “pesquisar”. Então saberá se o curso desejado está disponível ou quantas pagas estão sendo ofertadas. Depois disso é só ir pessoalmente a instituição de ensino e fazer a matricula presencial.

Alguns documentos são essenciais para a inscrição presencial, como carteira de identidade, CPF, foto 3×4, histórico escolar, comprovante de residência, comprovante de matrícula do ensino médio (se estiver cursando o ensino médio, e o curso obrigatoriamente requerer essa opção).

Lembrando sempre que as datas alteram todos os anos, por isso é importante, sempre ficar de olho no calendário do site.

QUAIS OS REQUISITOS PARA PARTICIPAR DO PRONATEC SP?

Para participar do programa é necessário o preenchimento de requisitos como:

  1. Ter 16 anos e ser formado ou ainda estudante do ensino médio.
  2. Ser beneficiário de programa social do governo de transferência de renda direta.
  3. Ser um trabalhador.
  4. Ser estudante ou ter concluído seus estudos em escola pública, ou em escola privada com bolsa integral.
  5. Jovens que recebam outros benefícios do governo como; seguro desemprego, não perdem seu benefício.
  6. Menor de 18 anos devem estar acompanhados pelo responsável legal no ato da matrícula presencial.

PRONATEC SÃO PAULO

ONDE ESTUDAR PELO PRONATEC?

Em São Paulo, muitas são as instituições parceiras desse programa.

como a UNINOVE, UNICID, UNIP, FMU, Cruzeiro do Sul, Estácio, Anhanguera, São Judas Tadeu, Faculdade Flamingo, ETEP, UNIFRAN, Faculdade Rio Branco, Faculdade Sumaré, Faculdade Alfa, FAMESP, todas instituições de ensino particular devidamente habilitada pelo MEC.

também tem-se as instituições do sistema S de ensino; SENAC, SENAR, SENAT, SENAI, instituições de ensino tecnológico, científico e profissional da rede federal, instituições de ensino tecnológico e profissionalizante da rede municipal, estadual e distrital.

CURSOS OFERECIDOS 

O Pronatec SP, atualmente, disponibiliza mais de 900 cursos, dividido em 646 cursos de qualificação e 220 cursos técnicos. Porém, eles mudam de acordo com a instituição escolhida pelo candidato, mas os mais procurados são:

Técnico em Eletroeletrônica; Técnico em Redes de Computador; Técnico em Gestão; Técnico em Mecânica; Técnico em Moda; Técnico em Automação Industrial; Técnico em Administração; Técnico em Segurança do Trabalho; Técnico em Metalmecânica; Técnico em Tecnologia da Informação; Técnico em Programação; Técnico em Multimídia; Técnico em Manutenção Automotiva; Técnico em Eletrônica; Técnico em Tornearia; Comunicação e Informação; Segurança; Desenvolvimento Social e Educacional; Lazer e Hospitalidade; Controle e Processos Industriais; Recursos Naturais; Meio Ambiente; Negócios e Gestão; assistente de mídia, assistente de criação publicitária, assistente de atendimento e planejamento publicitário e etc.

Além de que os cursos do PRONATEC  SPsão divididos da seguinte forma; em cursos Técnicos: esses cursos tem a duração de, no mínimo, 1 ano e são destinados a todos aqueles que já concluíram o Ensino Médio;

Em Cursos Técnicos 2: similares aos cursos técnicos mencionados acima, porém, com uma única diferença: eles são destinados a quem ainda está cursando o Ensino Médio;

E Formação Inicial e Continuada: esses cursos tem duração de, no mínimo, 2 meses e são destinados a todos aqueles que são beneficiados por algum programa do governo com transferência de renda (um exemplo é o Bolsa Família).

O Pronatec apresenta também a Bolsa-Formação; são vagas gratuitas de Educação Profissional e Tecnológica, para os estudantes que já concluíram o ensino médio, ou estão estudante na modalidade de ensino tradicional ou EJA – educação de jovens e adultos.

Há 2 modalidades do bolsa-formação: Bolsa-Formação Trabalhador; oferece cursos de qualificação profissional para beneficiários do seguro-desemprego e dos programas de inclusão produtiva do Governo. E o bolsa-Formação Estudante; Cursos técnicos são oferecidos aos estudantes de ensino médio gratuitamente, como forma de qualificação profissional.

DUVIDAS

DÚVIDAS

Muitas são as dúvidas sobre o PRONATEC SP, as mais procuradas são:

Não terminei o ensino médio, mas posso participar do programa?

O candidato deve procurar sua instituição de ensino ou uma instituição federal em seu estado para saber se é critério fundamental naquele curso a conclusão do ensino médio.

Já concluí o Ensino Médio, mas ainda posso fazer os cursos na modalidade concomitante ou integrada?

Se o estudante que já concluiu o Ensino Médio não pode cursar os cursos da modalidade integral ou concomitante, podendo apenas fazer um curso técnico subsequente.

Já fiz um curso uma vez no Programa, posso participar de novo?

Sim. Cada beneficiário terá direito a até três matrículas ao ano.

Se tiver qualquer dúvida, por favor entre em contato através no nossos comentários ou email.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *