PRONATEC RJ – RIO DE JANEIRO: GUIA COMPLETO

O PRONATEC RJ (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego) foi desenvolvido pelo Governo Federal no ano de 2011, e é um programa destinado aos estudantes de baixa renda das escolas públicas que procuram se capacitar para o mercado profissional no Rio de Janeiro.

Se você é do Rio de Janeiro e deseja alavancar sua carreira, acompanhe conosco as informações e novidades a seguir.

PRONATEC – CURSOS E INSCRIÇÕES 2017

Para quem procura solidez no trabalho, e um bom futuro ou apenas tem a pretensão de abrir seu próprio negócio, não pode perder a oportunidade de conhecer o PRONATEC RJ – RIO DE JANEIRO 2017.

O Estado do Rio de Janeiro, é um dos estados do País mais favorecido com o PRONATEC.

O programa tem como principal finalidade a ajuda do Governo dando um curso de capac itação de altíssima qualidade para aqueles que não teriam condições de arcar com os custos.

E por abranger áreas diversas as oportunidades de cursos são enormes. Os mesmos são divididos em 3 categorias, por isso é importante você conhecer a categoria que mais se encaixa no seu perfil.

A primeira categoria é destinada aos cursos técnicos I; a duração é de mais ou menos um ano, e é focado nas pessoas que já finalizaram o Ensino Médio.

A segunda categoria é destinada aos cursos técnicos II; a duração também é de mais ou menos um ano, mas é focado em candidatos que ainda estão no Ensino Médio.

Já a terceira categoria é direcionada aos cursos de formação iniciada e continuada; nesses cursos a duração diminui, mas o tempo mínimo é 2 meses. Os candidatos podem ser beneficiários de bolsa família, estudantes do Ensino Médio e qualquer trabalhador.

PRONATEC  INSCRIÇÕES 2018 

As inscrições para o Rio de Janeiro – RJ, são feitas de forma online, basta acessar o site do PRONATEC, lembrando que ainda não estão disponíveis para o ano de 2018, mas vamos observar como serão feitas:

Entrando no link http://pronatec.mec.gov.br/inscricao/, procure “Pronatec inscrições”, quando estiver disponível aparecerá “inscrições 2018”, depois preencha o Estado, Município e a Escolaridade, o site, portanto vai informar se tem ou não vagas disponíveis, se tiver, sua inscrição está feita.

foto do site pronatec rj

Mas assim, a inscrição poderá ser feita de forma presencial também, é só se dirigir a Sede mais próxima do SENAI ou do SENAC do Estado do Rio de Janeiro, torcer para terem vagas disponíveis e levar os documentos necessários como RG, CPF, comprovante de residência, comprovante de matricula do Ensino Médio, histórico escolar do aluno, foto 3×4, e renda dos familiares.

Então, fique de olho quando as inscrições começarem e não perca o prazo. Garanta seu futuro.

REQUISITOS PARA SE CANDIDATAR NO PRONATEC RIO DE JANEIRO 2018

Os requisitos foram exigidos em anos anteriores e serão mantidos em 2018: Os candidatos deverão ter idade mínima de 16 anos e serem da rede pública de ensino ou beneficiários de programas do governo. Lembrando que a prioridade será sempre dos que apresentarem baixa renda.

Governo do Rio de Janeiro

QUAIS AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO QUE O CANDIDATO PODERÁ ESTUDAR PELO PRONATEC?

O Programa apresenta parceria com todas as redes de ensino do sistema S do Rio de Janeiro (SENAI, SENAR, SENAC), com a rede federal, estadual, municipal e distrital de educação científica, profissional e tecnológica e instituições habilitadas pelo MEC na rede de ensino privado, como por exemplo a faculdade Estácio de Sá.

O SENAC RJ é uma das principais instituições ligadas ao PRONATEC no Rio de Janeiro. Os cursos do SENAC duram no mínimo 2 meses, ou seja, o equivalente a 180 horas ou até 1 ano.

As vagas são determinadas por cada Estado, e geralmente ocorre um aumento a cada ano, dependendo da verba governamental destinada.

CURSOS OFERECIDOS

A escolha do candidato carioca é baseada nos seguintes cursos: Técnico em Eletrotécnica, técnico na logística, técnico no Meio Ambiente, técnico na área da informática, técnico na área de seguridade do trabalho, técnico na área da mecânica e técnico nas Redes de Computadores.

Em caso de qualquer dúvida, mande sua pergunta para nossa equipe via e-mail ou pelos comentários abaixo.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *