PRONATEC – DISTRITO FEDERAL: Inscrições e vagas

Quer mudar o caminho da sua vida e ter um diferencial nesse país em crise? O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC) do DF – Distrito Federal já ajudou muitos brasilienses que conseguiram ótimas oportunidades de emprego.

Por esse e outros motivos, mostraremos agora como fazer as inscrições, as regras e quais os benefícios o PRONATEC traz a você.

PRONATEC DF: COMO FAZER AS INCRIÇÕES?

Custeado pelo Governo desde 2011, e utilizado por milhares de brasileiros, é muito fácil de se inscrever no programa.

O primeiro passo é que basta que os moradores do DF – Distrito Federal comparecerem as unidades do SENAI, SENAC ou PRONATEC expressando interesse por alguns dos cursos oferecidos pelas instituições e que condizem com seus anseios para o mercado de trabalho.

Os cursos são fornecidos de forma gratuita e apresentam modalidades técnico e profissionalizante. São também distribuídos em diversas áreas de conhecimento.

Além de que existe a opção de o candidato fazer sua pré-inscrição pelo site oficial do PRONATEC http://portal.mec.gov.br/pronatec, mas os prazos para as inscrições devem estar abertos ou as vagas do curso disponíveis, caso contrário não conseguirá realizá-la.

O candidato então deverá se cadastrar preenchendo rigorosamente o formulário com as perguntas pedidas, mas tudo isso é feito de maneira rápida e bem clara.

PRONATEC – DISTRITO FEDERAL: QUAIS OS CURSOS DISPONÍVEIS

Os candidatos que residem no Distrito Federal apresentam uma gama de opções de cursos gratuitos, basta escolher aquele que mais se encaixam com você e com os seus propósitos profissionais e futuros.

Alguns cursos abrem inscrições ocasionalmente, esses, portanto, só é possível saber da sua disposição depois da abertura das inscrições. Mas tem aqueles que já são fixos como; mecânico de manutenção, recepcionista, inglês, espanhol e etc.

Bom, como em todo Estado do País, no DF não poderia ser diferentes, os cursos apresentam o que chamam de modalidades. Essas modalidades são divididas em três categorias. Cada categoria tem suas peculiaridades.

  1. O curso técnico I é especifico para os estudantes que já concluíram o Ensino Médio, além de que seus cursam apresentam uma duração rápida, de geralmente 1 ano.
  2. O curso técnico II continua na categoria duração rápida, mas o público alvo, são os estudantes que estão cursando ainda o Ensino Médio.
  3. O curso de Formação Inicial e Continuada é indicado para qualquer pessoa que procure uma formação rápida e boa, com o intuito principal de voltar logo para o mercado de trabalho ou de adquirir e se especializar em mais uma formação. A duração é em média 2 meses.

Onde estudar pronatec

ONDE ESTUDAR?

As instituições que são cúmplices desse programa, apresentam títulos de Melhores do País para a formação de trabalhadores no mercado.

São elas; todas aquelas das redes federais, estaduais, municipais e distritais oferecendo educação profissional e tecnológica e no caso da rede federal a educação científica. O SENAI, SENAC, SENAR E SENAT e por fim as instituições habilitadas pelo MEC.

PRONATEC DF: COMO É O PERFIL DO CANDIDATO ESCOLHIDO?

A primeira análise para a concessão da vaga é analisar a real necessidade financeira do candidato, só mediante essa comprovação é que o benefício é concedido.

Após isso os candidatos podem estar ou não no mercado de trabalho, como os agricultores, pescadores, silvicultores, comunidades quilombolas, aquicultores, povos indígenas, extrativistas, portadores de deficiência, alunos de escolas públicas, ou de escolas privadas com bolsa integral, e ainda aqueles que recebem vantagens de programas governamentais.

Não adie a oportunidade de melhorar de vida fazendo uma capacitação desse nível, venha já para o PRONATEC DF e mude você também.

Em caso de dúvidas, você terá várias opções, a primeira delas é; entre no site, lá está o maior meio de informação, pois eles explicam as dúvidas gerais dos candidatos, ou ligue para o Ministério da Educação, pelo número 0800- 616161, você também pode mandar uma pergunta para o “Bem-vindo Autoatendimento” depois de realizado o cadastro, ou entre em contato com a nossa equipe pelos comentários ou via e-mail.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *