MEDIOTEC: Cursos e inscrição

O governo federal lançou no ano de 2016 um programa de ensino técnico destinado exclusivamente aos estudantes do ensino médio conhecido como MEDIOTEC.

Apresentando, portanto, o intuito de expandir as vagas de curso técnico por todo o país.

Previsto para seu início em julho de 2017, os estudantes brasileiros terão liberdade para escolher a trajetória da formação de acordo com os seus objetivos.

Um dos focos das vagas ofertadas através do MedioTec serão para as regiões onde faltam escolas com estruturas dignas de qualidade, ou as chamadas áreas de carência escolar. Essas áreas irão ser vistas com especial atenção pelo Governo.

Algumas regiões do pais como o Nordeste e o estado do Rio de Janeiro já estão recebendo investimento para o programa. Outras vagas já estão disponíveis em diversas Unidades Federativas.

O MedioTec pretende então ofertar 82 mil vagas em todo o Brasil. Auxiliando assim a antecipação da reforma do ensino médio, que foi estabelecida pela Medida Provisória 746/2016.

Com o intuito de validar o programa do MedioTec, o Governo Federal pretende nesse ano de 2017 liberar verbas que equivalem a R$700 milhões para os cursos.

A verba será repassada para instituições de ensino que possuem oferta de ensino técnico, como Sistema S (Senai, Sesc e Sesi), institutos federais e escolas privadas.

O ministério da Educação através do programa MedioTec, pretende aumentar o número de jovens brasileiros matriculados no ensino médio integrado ao ensino técnico. Pois, no nosso país, apenas 8,4% dos alunos estudam através dessa modalidade, uma porcentagem muito inferior se comparada a outros países.

Atuando de forma para garantir que os estudantes saiam bem capacitado para o mercado de trabalho, o MedioTec atuará em parceria com as instituições públicas do ensino médio.

A ideia principal será que os alunos realizem o curso técnico no turno após ter acabado o período escolar. Estudando mediotec

COMO REALIZAR SUA INSCRIÇÃO NO MEDIOTEC?

Será através do site do Ministério da Educação. E os alunos favorecidos pelo programa MedioTec vão ser os que estudam em instituições de ensino da rede pública estadual.

Portanto, a escolha e distribuição fica sob o cargo das Secretarias Estudais e Distrital Profissional e Tecnológica.

Cursos do MEDIOTEC

Os cursos do MEDIOTEC serão destinados as instituições públicas existentes no país, as instituições do sistema S de ensino (SENAI, SENAC, SESI), além de estarem inclusas no programa todas as cidades e estados do Brasil.

Os cursos técnicos Mediotec são de longa duração, ou seja, possuem uma carga horária de no mínimo 800 horas.

As oportunidades contemplam apenas estudantes do ensino médio. Ao final da formação, os alunos receberão dois certificações: o do nível técnico e o de nível médio.

A oferta de cursos do Mediotec reconhecerá as demandas do mercado de trabalho e renda de diferentes regiões do país. Cada habilitação técnica, promovida pelo programa, terá duração de um ano e meio a dois anos.

Os Cursos do Mediotec deverão ter até dois anos e meio de duração, no entanto, por estar ainda no início não se sabe ao certo todos os cursos disponíveis.

Mas alguns cursos já foram divulgados pelo Ministério do turismo como: hospedagem, guia de turismo, técnico em cozinha, lazer, eventos e agenciamento de viagens.

Outros que também estarão inclusos são: Técnico em informática, logística, segurança do trabalho, Redes de computadores, mecânica e administração.

VAGAS DO MEDIOTEC

Se você é um estudante do ensino médio que deseja uma formação integrada, recebendo um certificado duplo tanto para o ensino médio quanto para um curso de capacitação técnica e profissional, venha para o MedioTec.

O MedioTec aumenta a carga horária do ensino, colocando os estudantes em um período integral na escola para resolverem as atividades tanto do ensino médio e do ensino técnico.

Todas as regiões serão beneficiadas com vagas para o MedioTec, porém, terão prioridade aqueles em que há carência escolar, além de escolas municipais, estaduais, institutos federais, e as escolas do sistema S de ensino.

Feito através de um processo seletivo pelas secretarias estaduais de educação, O MedioTec 2017 disponibiliza vagas gratuitas em cursos técnicos, na modalidade presencial e no formato concomitante.

Diante dos Estados, em alguns ficou estabelecido um tanto certo de vagas como por exemplo, para o Estado do Piauí serão 6.435 mil vagas, para o Estado do Goiás 11.447 mil vagas. Em Minas Gerais serão destinadas 16.785 mil vagas e em São Paulo, mais de mil vagas.

edital do mediotec

EDITAL DO MEDIOTEC

O edital do MedioTec será sempre publicado na página da secretaria de educação profissional e tecnológica do Ministério da Educação, onde deverá ser feito uma pré-matrícula.

O documento apresentará o cronograma de atividades como início e final das aulas, a ocupação de vagas para cada curso, a homologação de vagas e as obrigações de cada instituição cadastrada no programa.

Alguma dúvida sobre o tema apresentado? Se sim, nos mande sua pergunta pelos comentários abaixo, ou por e-mail.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *