JOVEM APRENDIZ: Guia completo

Uma das modalidades de trabalho presentes no Brasil é a do Jovem Aprendiz.

Esse tipo de atividade apresenta a função de qualificar mais cedo o profissional, para que com isso ele esteja mais capacitado, colocando em prática os conhecimentos recebidos no curso.

Já que os seus ensinamentos são interligados; o teórico com o prático.

Isso traz ao Governo Federal um aumento a sua economia, que produz mais e melhor com uma boa mão de obra.

Para saber mais sobre os requisitos desse programa, continue lendo o nosso texto.

site do pronatec para jovens aprendizes

DURAÇÃO DO PROGRAMA

O contrato que o programa apresenta é por tempo determinado de 2 anos.

Esse tempo é considerado pela legislação como suficiente para que o cidadão consiga evoluir naquele determinado ramo no qual está exercendo a sua atividade laborativa.

E para que essa política seja efetivamente cumprida, o Governo impõe as empresas de grande e médio porte que devam possuir dentre os seus trabalhadores 5 a 15% destinado exclusivamente aos aprendizes.

REQUISITOS PARA PARTICIPAR DO JOVEM APRENDIZ

Para que uma pessoa possa participar do programa, é necessário que ela possua entre 14 a 24 anos.

Esse requisito de idade apenas não é válido para as pessoas que apresentam alguma deficiência, já que nesse caso não existirá idade mínima e nem máxima.

Outro requisito imposto, é que o aluno deve fazer paralelamente ao trabalho um curso de capacitação técnica que é oferecido pelas unidades parceiras ou à distância.

O terceiro requisito é que esse estudante deve já ter concluído o ensino fundamental ou ainda estar cursando.

E por último, caso dentro do período estabelecido de idade, o candidato já tenha participado do programa em uma empresa, não poderá repetir a mesma área de capacitação técnica.

jovens fazendo curso pronatec

COMO REALIZAR AS INSCRIÇÕES?

O primeiro passo para poder realizar a inscrição é escolher a área e em seguida o tipo de empresa que deseja laborar.

Feito isso, você realizará a inscrição no próprio órgão, seja de forma online ou presencial. É necessário verificar como o sistema da respectiva empresa funciona.

Dentre as empresas mais procuradas pelos jovens brasileiros estão a; Rede Globo, Santander, Bradesco, C&A, Pague Menos e assim por diante.

Se interessou por alguma delas? Procure estudar mais a empresa e invista no seu futuro.

Um bom treinamento hoje fará de você amanhã um excelente profissional.

BENEFÍCIOS QUE O PROGRAMA POSSUI

Muitos se enganam quando pensam que o jovem aprendiz é uma espécie de estágio.

As funções podem ser até parecidas em relação ao trabalho em si, mas no que tange a remuneração e benefícios, a situação é bem diferente.

Os jovens aprendizes possuem direito a um salário mínimo; 13º salário; Carteira de Trabalho Assinada; Vale-transporte; Vale-alimentação; FGTS; Contrato de aprendizagem assinado e férias.

Algumas observações devem ser feitas sobre alguns desses benefícios.

Em primeiro lugar, como está estabelecido na constituição, o trabalhador não pode receber menos que um salário mínimo daquele ano vigente, porém, nada impede que a empresa possua um plano de salário mais elevado e queira aumentar a renda do jovem.

Já no que diz respeito ao FGTS, a situação é um pouco diferente do trabalhador normal. Para o aprendiz, será depositado mensalmente em uma conta o equivalente a 2% do valor do salário do cidadão, mas, esse dinheiro não é deduzido do salário dele e sim pago por fora.

E por último, em relação as férias, essas devem ser concedidas pelo empregador quando a mesma coincidir com o período letivo. Acabou as aulas? Entrou de férias da aula e do serviço.

Gostou do texto? Tirou todas as suas dúvidas e curiosidades? Para mais perguntas, deixe seu comentário abaixo.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *