EAD PRONATEC: Vagas e inscrição [ATUALIZADO]

O mercado de trabalho anda cada vez mais concorrido, por isso é de extrema importância uma boa qualificação técnica e profissional com o EAD PRONATEC.

Pensando naqueles que não tem tempo de realizar um curso na modalidade presencial ou como se deslocar todos os dias para a instituição e apresentam mais de 15 anos, o PRONATEC dispõe dos cursos EAD.

Analisaremos agora quais são suas características, como participar e como funciona essa modalidade que pode mudar a sua vida e o seu currículo.

O QUE É PRONATEC EAD

O QUE É O PRONATEC?

O programa nacional de acesso ao ensino técnico e emprego foi desenvolvido pelo Governo Federal em 2011 e tem como intuito oferecer cursos para uma formação tecnológica e profissional a milhares de brasileiros que precisam de uma oportunidade no mercado de trabalho, e que são jovens de baixa renda, tudo isso gratuitamente.

Com o passar dos anos, já foram realizadas pelo programa mais de 8 milhões de matrículas pelos cursos mais variados oferecidos por instituições privadas, públicas e as participantes do sistema S de ensino – SENAI, SESC, SESI, SENAC.

Lembrando que os cursos são profissionalizantes, e não cursos de nível superior.

O PRONATEC então inovou junto com a tecnologia e trouxe os cursos EAD – Ensino à distância, ao nosso país, onde o aluno poderá se qualificar de forma fácil e no conforto da sua casa. Agora não existe mais desculpa para ficar parado!

Oferecido e realizado à distância, o único dever do aluno é possuir uma conexão com a internet, e depois de realizado o curso, adquirindo os conhecimentos necessários tanto práticos, quanto teóricos, sua certificação é obtida na hora.

EAD PRONATEC – COMO SE INSCREVER

O candidato que esteja interessado em participar dos cursos oferecidos pelo Pronatec com o ensino à distância tem que entrar no site http://ead.go.gov.br/pronatec_ead/, depois de entrar no site, deverá preencher um cadastro online.

SITE DO EAD PRONATEC

É importante que a cada novo período, o futuro aluno fique de olho no site, pois lá informará o prazo das inscrições, que variam de acordo com o ano correspondente.

Em relação as vagas, elas apresentam uma ordem de preferência que fica da seguinte maneira:

  • em primeiro lugar os estudantes do ensino médio que estão na rede pública
  • depois vem os estudantes que concluíram o ensino médio na rede pública ou na rede privada com bolsa integral
  • depois os beneficiários de programas federais como bolsa família, bolsa escola e etc, depois os trabalhadores (independente de qual seja a profissão – pescador, agricultor, e etc.)
  • depois as mulheres que são as mantenedoras da casa e que são beneficiárias de algum programa do governo
  • depois os portadores de deficiência, os povos indígenas, as comunidades quilombolas
  • e por último os adolescentes que cumprem medidas socioeducativas.

Observações: Um único candidato só poderá se matricular em um curso por vez, e os certificados serão emitidos pela própria instituição em que o aluno se matriculou.

Além de que todos as cidades brasileiras participam do programa PRONATEC EAD, e não basta a pré-matrícula feita de forma online, o candidato deverá receber uma carta que informará o período de início e conclusão do curso, o seu código de inscrição, o link do endereço eletrônico e o prazo de acesso a sua plataforma.

EAD PRONATEC – CURSOS DISPONÍVEIS

Apesar dos cursos serem ministrados à distância, a participação dos professores é feita de forma muito ativa.

Os cursos para a formação técnica do estudante, em regra duram de 1 ano e meio a 2 anos ou às vezes chegam até 3 anos, apresentando 800 a 1200 horas de carga horária, sendo de fundamental importância a conclusão do Ensino Médio, ou sua efetiva matrícula no mesmo.

E o EAD Pronatec também apresenta os cursos de Formação inicial e continuada, destinada a formação do trabalhador para uma área bem específica.

O benefício desse tipo de curso é a sua duração que em geral será de 3 meses ou até 6 meses, tendo como 160 a 200 horas de carga horária, e na maioria dos casos, o candidato não é obrigado a apresentar a conclusão do Ensino fundamental ou médio (lembrando que não é regra, a exigência é mais flexível, mas não impede de pedirem a conclusão do grau de escolaridade do candidato).

Mas vamos lá, os cursos oferecidos pela modalidade à distância, varia conforma região e instituição de ensino que prestará o serviço.

Primeiro então é necessário analisar se o curso será de formação técnica ou qualificação profissional, sendo que a única diferença de um para outro nas áreas ofertadas é mínima.

Os cursos são divididos em áreas de conhecimento, e ao todo são 13 áreas: Produção industrial, produção alimentícia, produção cultural e design, infraestrutura, informação e comunicação, turismo, hospitalidade, lazer, segurança, recursos naturais, ambiente e saúde, gestão e negócios, área militar (esse ponto é valido apenas para os cursos de formação técnica), desenvolvimento educacional e social e controle e processos industriais.

As aulas nesse ano de 2017 vão ser/estão sendo ministradas de julho até novembro. Mas em 2018 muitas novas oportunidades apareceram tanto para os cursos técnicos, quanto para os cursos de formação inicial e continuada.

Gostaram das nossas informações? Em caso de dúvidas, mande sua pergunta para a nossa equipe por e-mail ou pelos comentários abaixo.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *