Pronatec com a nota do ENEM: guia completo

Para entrar no PRONATEC pela nota ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio não há muito segredo para garantir sua vaga, apenas é preciso ter feito o ENEM no anterior não zerando a redação, e atingindo pontuação mínima de 450 pontos em toda a prova.

Essa seleção somente é exigida se o curso procurado pelo aluno requer o ensino médio completo.

Dessa forma, o candidato poderá usar sua nota para as inscrições que abrem duas vezes por ano.

Mas se mesmo tendo atingido a pontuação desejada, o candidato não seguir as outras regras como: ter feito o ensino médio em escolha pública ou em escola privada com bolsa integral, e apresentar renda familiar de no mínimo três salários mínimos por pessoa, não entrará na classificação.

O aluno, portanto, poderá acabar perdendo sua vaga, para outro candidato que obteve uma pontuação menor que a sua, mas preencheu todos os requisitos pedidos.

Lembrando que o programa também apresenta cursos para quem não realizou o ENEM e os graus de escolaridades são os mais diversos, podendo o candidato ter feitos apenas:

  • da 1º a 4º série do ensino fundamental incompleto
  • da 1º a 4º série do ensino fundamental completo
  • da 5º a 8º série do ensino fundamental incompleto
  • da 5º a 8º série do ensino fundamental completo, do ensino médio incompleto e do ensino médio completo.

O Enem só é realmente obrigatório para os seguintes processos seletivos das instituições:

  • FIES (Fundo de Financiamento Estudantil): realiza financiamentos de cursos superiores em instituições privadas e exige uma nota mínima de 450 pontos no ENEM.
  • SISU (Sistema de Seleção Unificada): oferece bolsas em instituições públicas de ensino superior com base na nota do ENEM;
  • SISUTEC (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica): oferece bolsas em instituições públicas e privadas para cursos tecnológicos com base na nota do ENEM;
  • Prouni (Programa Universidade para Todos): oferece bolsas em instituições privadas de ensino superior com base na nota do ENEM;

O QUE É O PRONATEC?

Criado pelo Governo Federal no ano de 2011, o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e emprego  apresenta como seu principal objetivo ofertar cursos de educação tecnológica e profissional para os brasileiros de forma totalmente gratuita, ou seja, com bolsas integrais para quem cursou o ENEM.

Se o estudante for aprovado pelo programa será proibido a cobrança de qualquer tipo de taxa, mensalidade ou contribuição pela oferta do curso.

Diversas instituições são parceiras desse programa federal e ajudam a investir na educação do país. Atualmente, os cursos são ofertados no país todo pelas seguintes instituições:

  • SENAC; SENAI; SENAT; SENAR; Instituições de ensino superior estaduais, distritais e municipais que oferecem cursos técnicos; Instituições de ensino superior privadas que oferecem cursos técnicos e sejam habilitadas pelo MEC; Instituições públicas estaduais, distritais e municipais focadas em educação tecnológica; Instituições da rede federal de educação profissional, tecnológica e científica.

pronatec enem

COMO É POSSIVEL CONCORRER A UMA BOLSA NO PRONATEC?

Para concorrer ao PRONATEC ENEM é necessário que os cidadãos sejam: Estudantes do ensino Médio público (inclusive na modalidade EJA – Educação de Jovens e Adultos); participantes de programas beneficiários de renda como por exemplo o Bolsa Família, Trabalhadores; Pessoas que cursaram o ensino Médio em rede pública; e Pessoas que cursaram o ensino Médio em rede privada como bolsista integral.

IRREGULARIDADES NO PRONATEC ENEM: O QUE FAZER?

Se você souber de alguma prática que descumpra claramente as regras estabelecidas no Pronatec como exigência de participação no exame nacional – ENEM, ou cobrança de taxas, denunciem, pois essas são medidas não aceitas.

As duas maneiras de denunciar são por via telefone teleatendimento do MEC – 0800 616161 (a ligação é gratuita) ou pela internet preenchendo um Formulário de contato através do portal do Ministério da Educação.

CURSOS OFERECIDOS

Os cursos oferecidos estão entre os mais diversos como:

técnico em logística, técnico em manutenção e suporte em informática, técnico em informática para internet, técnico em secretária escolar, técnico em estética, técnico em nutrição e dietética, técnico em óptica, técnico em guia de turismo, técnico em enfermagem, técnico em controle ambiental, técnico em Podologia, técnico em segurança do trabalho, técnico em saúde bucal, técnico em radiologia, técnico em eventos, técnico em massoterapia, técnico em análises clínicas, técnico em rádio e televisão, técnico em informática, técnico em hospedagem, técnico em mecatrônica, técnico em mecânica, técnico em eletrônica, técnico em design de interiores, técnico em meio ambiente, técnico em produção de moda, técnico em hemoterapia, técnico em prótese dentária, técnico em farmácia, técnico em redes de computadores, técnico em desenho de moda, técnico em web design, técnico em desenho industrial, técnico em secretariado, técnico em programação e desenvolvimento de software,  técnico em química, técnico em administração, técnico em automação, técnico em processos fotográficos, e etc.

Gostaram das informações compartilhadas? Em caso de dúvidas, nos mande sua pergunta pelos comentários abaixo, ou por e-mail.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *