Conheça os cursos gratuitos do PRONATEC e SENAC

Presente nas principais capitais do país como; Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba e tantas outras, os cursos gratuitos do PRONATEC e SENAC ajudam milhares de brasileiros.

E de grande importância na vida dos jovens que não tem como arcar com despesas de cursos privados, o Pronatec – Senac veio distribuir um estudo de qualidade para quem mais precisa e quer se destacar no mercado de trabalho.

Observaremos agora, as principais informações sobre os cursos gratuitos oferecidos pelo Pronatec, através do Senac.

O QUE É O PRONATEC E O SENAC?

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, é um programa oferecido pelo Governo Federal, do qual muitas instituições são colaboradoras, sejam instituições federais, públicas, estaduais e de ensino tecnológico, dentre elas, uma das principais é o SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial.

A parceria desse programa e dessa instituição acabam por trazer a milhares de estudantes pelo país, oportunidades incríveis de qualificação em cursos técnicos e profissionalizantes.

Ah, e os cursos técnicos oferecidos pelo PRONATEC apresentam 3 categorias distintas: Os cursos oferecidos para aqueles que já terminaram o ensino médio, e possuem tempo certo de 1 ano. Os cursos voltados a pessoas beneficiárias de programas sociais. Os cursos para quem ainda está no ensino médio. E por último, os cursos de formação inicial e continuada com duração de 2 meses.

Também é importante lembrar, que os cursos do SENAC não são em sua maioria gratuitos. Os cursos gratuitos são os ligados a programas do governo, como o PRONATEC.

logo senac

COMO FUNCIONA A DISTRIBUIÇÃO DOS CURSOS PRONATEC – SENAC?

O país está querendo cada vez mais capacitar seus estudantes para o mercado de trabalho, pois quanto mais cidadãos que trabalham, mais o país se desenvolve, e tudo isso é criado através de políticas públicas.

Por isso, para garantir a sua vaga em algum curso gratúito, é necessário analisar e seguir algumas regras, sempre lembrando que os cursos são inteiramente financiados pelo Governo Federal.

Mas vamos lá, o primeiro passo é analisa se o candidato se encaixa no perfil descrito pelo Governo (baixa renda, estudante de escola pública, ou de escola particular com bolsa integral), depois escolher a instituição, no caso descrito, o SENAC, depois de escolhido a instituição, deve-se analisar os cursos oferecidos por ela, escolhido o curso, faça a pré-inscrição, e por último efetue sua matrícula.

As bolsas do SENAC através do Pronatec, geralmente são distribuídas 1 vez por ano e da seguinte forma: Bolsa-formação Estudante, e Bolsa Formação Trabalhador, sendo os dois tipos, oferecidos gratuitamente.

A bolsa-formação estudante é acessível a todo estudante que esteja devidamente matriculado no ensino médio na rede pública ou privada. Nessa formação, os cursos apresentam carga horária de 800 horas.

Já a bolsa-formação trabalhador, são para os trabalhadores que não possuem renda acessível para um curso de formação inicial ou continuada.

O SENAC também apresenta divisão quanto aos beneficiários do FIES, em FIES estudante (qualquer estudante que tenha concluído o ensino médio) e FIES empresa (destinado as empresas que queiram qualificar seus funcionários)

QUAIS CURSOS SÃO OFERECIDOS?

Por atuar em todo o país muitos são os cursos ofertados, alguns gratuitos (ligados ao programa PRONATEC), outro não. Só nesse ano de 2017 alguns Estados foram bastante comtemplados, como Goiânia e Rio de janeiro.

No Rio serão distribuídas 600 vagas para os jovens de 16 a 21 anos, além de que os estudantes receberão paralelamente ao curso, aulas de inglês e noções de cidadania. E já em Goiânia foram 300 vagas para a região metropolitana.

Os cursos apresentam modalidade técnico (a distância ou não), de graduação e pós-graduação, além de possuírem grande credibilidade no mercado nacional, e são eles, os seguintes; Moda, Gastronomia, gestão e informática, Técnico em estética, transações imobiliárias, em design de interiores, logística, em assistente de mídia, em administração, em programação de jogos digitais, nutrição, enfermagem, em redes de computadores, em meio ambiente, em produção de moda, marketing, qualidade, gestão de salões de beleza, comunicação empresarial, estilo e imagem pessoal, comportamento do consumidor, representante comercial, recepcionistas em meios de hospedagem, auxiliar administrativo, auxiliar em operações de logísticas e recursos humanos.

Mas poderá haver mudança da disponibilidade de cursos e vagas de região para região, e de instituição para instituição, por isso que antes de se inscrever, analise quais os cursos são disponíveis para você.

DATAS, INSCRIÇÕES E CURSOS PARA 2017

Para se inscrever nos cursos do Pronatec SENAC 2017 é necessário ter realizado o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2016, depois basta entrar no site do SENAC do seu Estado ou ir pessoalmente a uma unidade (levando documentos como CPF, RG, foto 3×4, histórico escolar, comprovante de renda, de residência, e da matrícula do ensino médio).

Também poderá obter informações no portal oficial do programa pelo link http://portal.mec.gov.br/pronatec.

Na questão das datas elas variam de acordo com a instituição escolhida, por isso é sempre bom ficar atento ao site da instituição desejada.

Gostaram das dicas? Para tirar suas dúvidas ou fazer perguntas, envie a nossa equipe por e-mail ou pelos comentários.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *