EMPREGADOR WEB: SEGURO DESEMPREGO

O mundo está cada vez mais digital, pensando nisso, o Empregador Web, veio para agilizar a vida do empregador.

Como o próprio nome já diz é uma facilidade exclusiva dessa classe, que através da internet poderá enviar de forma rápida o seguro desemprego para o trabalhador da iniciativa privada.

O sistema foi criado e é mantido pelo Ministério do Trabalho e Emprego – MTE.

Mudando aquele preenchimento que antes era manual e burocrático para a comodidade da sua empresa. Assim, chegará de forma mais ágil o requerimento ao Ministério do Trabalho.

Agora todo procedimento pode ser feito de forma online no conforto da sua casa.

Veremos a seguir as peculiaridades dessa agilidade intitulada ao empregador, principalmente como requerer o seu Seguro Desemprego junto ao Empregador WEB.

EMPREGADOR WEB: EMISSÃO SEGURO DESEMPREGO

Desde 2015 o trabalhador só receberá o seguro desemprego se o empregador fizer o requerimento do mesmo pela internet.

Pensando nisso, o Ministério do Trabalho criou o aplicativo Empregador Web, lugar em que o empregador tem a faculdade de encaminhar documentos de forma coletiva ou individual, ou seja, como melhor lhe for útil.

Caso a sua empresa possua um sistema interno de informações sobre os trabalhadores, o empregador web entra no sistema e utiliza as informações já contidas no banco de dados.

Assim como realiza cruzamento com bases de dados do Governo, por exemplo; a previdência social, uma vez que só é possível receber o seguro desemprego se não dispor de nenhum benefício da previdência, com exceção de auxílio doença e pensão por morte.

Por ser algo novo, o Empregador Web ainda causa muitas dúvidas, mas nada que um bom manual não lhe ajude.

Pois bem, através dele o empregador poderá encaminhar informações em lote, o que gera diminuição de gastos excessivos com requerimento e papeis, evitando toda uma burocracia, e obtendo uma maior agilidade e eficiência ao repassar informações, além de garantir a autenticidade da informação que for prestada.

COMO EMITIR O SEGURO DESEMPREGO?

Para emitir o seguro desemprego, Empregador Web possui um programa de Certificação Digital que tem como função garantir a identidade do titular no acesso online, de forma totalmente segura.

empregador-web-seguro-desemprego

Para isso, o sistema realiza, após o login, a autenticação da Certificação Digital CNPJ ou CPF para os usuários já cadastrados.

CADASTRO

Se você, responsável legal de uma empresa, ainda não se cadastrou, basta entrar no link https://sd.mte.gov.br/sdweb/empregadorweb/index.jsf acessar o sistema, e lá irá aparecer “Opções de Acesso” e “Acesso Direto”, escolha “Acesso Direto”, depois clique na terceira alternativa “Cadastrar Gestor”.

Aparecerá uma tela igual à abaixo:

empregador-web-site2

Aparecerá um formulário que deve ser preenchido com as informações referentes a você e a sua empresa e ao final digite o código gerado pelo sistema e clique sobre o botão “Cadastrar”, em alguns segundos e de forma rápida estará pronto.

Tenha cuidado para digitar todos os dados corretamente, visto que caso inserido errado, pode gerar grandes dores de cabeça no futuro, como por exemplo a negativa da liberação do seguro-desemprego.

PROBLEMAS

Mas se por algum empecilho o empregador não puder fazer seu cadastramento e requerimento do seguro, poderá nomear um procurador.

A única diferença é que no passo a passo deverá colocar como Gestor a contabilidade da empresa, inserindo o CNPJ da mesma, criando assim um login e senha para esse caso.

Finalizando essa etapa, agora é só encaminhar via online as informações para o seguro desemprego do trabalhador.

E pensando em uma maior segurança, o  Ministério do Trabalho recomenda que se atualize o Java para versão 1.6 ou superior. Se você não possui o programa faça o download gratuito, é só clicar no o botão “Java” que está abaixo do “Acesso Direto” no site do MTE

empregador-web-dados

 

EMPREGADOR WEB – PROBLEMAS NO SITE

Caso você entre no site e ele apresente problemas como falha ao acessar a página, ou falha após selecionar a opção “com certidão digital” ou ainda, falha ao coloca o CBO do empregado, saia e tente novamente o acesso em outro momento, de preferência em horários que não sejam comerciais.

Problemas desse tipo são causados pelo grande congestionamento na página.

Caso apareça um erro no certificado, não se preocupe. Trata-se apenas que certificado de segurança https não foi atualizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego.

Neste caso basta clicar adicionar exceção, caso você utilize Firefox.

Se persistir qualquer dúvida, uma boa opção é ligar para a central de atendimento Alô trabalho, pelo número 158 e pedir orientações direto de lá. O horário de funcionamento vai das 7h às 19 h todos os dias.

IMPORTANTE

Não utilize o email do Empregador WEB, segundo o próprio MTE“informamos que essa caixa de e-mail não atenderá mais as demandas de Empregador web. Favor buscar atendimento através da central 158 ou na Superintendência do Trabalho e Emprego do seu Estado.”

Ou entre em contato com a nossa equipe, enviando perguntas pelos comentários ou por e-mail. Estaremos sempre à disposição para mais informações.

Nós também criamos um vídeo para facilitar a vida do Cidadão: