Como se inscrever no FIES 2018?

O Fundo de Financiamento Estudantil – FIES, foi criado em 1999 e a cada ano auxilia milhares de estudantes a entrarem em instituições particulares de ensino superior.

O objetivo desse programa do Ministério da Educação é levar um ensino de qualidade  aqueles estudantes que não conseguiram entrar em uma instituição pública, não apresentam condições para bancar uma instituição privada e realizaram o último Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM.

Analisando isso, falaremos agora como se inscrever no FIES.

Fique conosco e acompanhe tudo sobre o tema.

INSCRIÇÕES FIES

A inscrição FIES é de fluxo continuo, ou seja, poderá ser solicitada em qualquer período do ano. O estudante quem escolherá.

Porém, para que o financiamento ocorra da melhor forma possível e seja aceito terá que atender todos esses itens:

 

  • Passo 2: Entrando no site, informe o número do seu cadastro de pessoa física, a data de nascimento, endereço de e-mail válido e uma senha para cadastro que será utilizada toda vez que o estudante entrar no portal.
  • Passo 3: O estudante que foi pré-selecionado deve entrar novamente no sistema, confirmar sua inscrição e contar 5 (cinco dias) da data da pré-seleção para informar os dados do financiamento que deseja contratar.
  • Passo 4: Depois de concluir a inscrição no sistema, o candidato deverá validar suas informações no CPSA (comissão permanente de supervisão e acompanhamento) da instituição de ensino escolhida, em um prazo de até 10 dias contados da conclusão da inscrição.
  • Passo 5: Realizado todos esses passos, o último será contratar o financiamento desejado pelo estudante.

O estudante deve comparecer em um prazo de 10 dias com o seu fiador até um agente financeiro do FIES para poder formalizar o seu contrato de financiamento.

E em seguida, deve escolher uma instituição bancaria de sua preferência dentre os agentes financeiros do programa, que poderão ser o Banco do Brasil ou a Caixa Econômica Federal.

FINANCIAMENTO

COMO É REALIZADO O FINANCIAMENTO?

Desde o segundo semestre de 2015 as condições do financiamento do FIES foram alteradas.

Nos dias atuais as fases funcionam do seguinte modo:

  • Fase de utilização: Nessa fase de utilização, o estudante ainda está cursando o curso escolhido na instituição de ensino superior. E a cada três meses pagará um valor de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais), que corresponde aos juros do seu financiamento.
  • Na fase de carência: O estudante já concluiu o seu curso e apresentará um prazo de 18 meses para começar a pagar as parcelas do seu financiamento. Durante esse período, continuará a realizar o pagamento referente aos R$ 150,00 (cento e cinquenta reais). A função desse período é que o estudante se estabilize antes de poder arcar com as parcelas do seu financiamento.
  • Já na fase de amortização: É dado por encerrado o período de carência (18 meses) e o estudante deverá começar a pagar o seu financiamento. O período do pagamento ficará parcelado em até 3 vezes o período de duração regular do curso ao qual foi escolhido pelo estudante.

FIES PARA PROFESSORES

FIES PARA PROFESSOR

Se o estudante que se inscreveu no programa de financiamento – FIES para realizar curso de licenciatura for um professor, terá o abatimento de 1% mensal no seu saldo devedor.

Para solicitar seu abatimento, é muito fácil, basta seguir os seguintes passos;

  1. Em primeiro lugar, o professor deverá acessar a plataforma Freire e se cadastrar. Caso já possua um cadastro, apenas é necessário atualizar suas informações (dados pessoais e profissionais).
  2. No segundo passo, deverá o professor solicitar no portal SisFIES a opção “Sistema de abatimento de 1 % – professor” e realizar seu cadastro, preenchendo os dados pedidos como CPF, endereço de e-mail e data de nascimento. Ao final é preciso criar uma senha e conferir no seu e-mail se o cadastro foi validado.
  3. Como terceiro passo é preciso que após o professor solicitar o abatimento do seu saldo devedor, aguardar resposta do Secretário de Educação que poderá concordar ou não com a solicitação de acordo com análise dos dados declarados pelo professor.
  4. Se o Secretário concordar com todas as informações, o professor receberá em sua caixa de e-mail uma mensagem com o resumo de todas as suas atuações profissionais.
  5. Para o quinto e último passo, o professor deve novamente acessar o sistema de abatimento d 1% – professor no SisFIES, entrando no seu cadastro e confirmando as informações de aprovação do secretário.

Após isso, deverá enviar a aprovação do secretário ao agente financeiro responsável pelo financiamento, para que o mesmo suspenda e conceda o abatimento.

Você também terá a opção de ligar para a central de atendimento FIES pelo número 0800 616161.

A ligação é gratuita e funciona para todos os Estados brasileiros.

Você também pode saber mais sobre o programa no nosso guia: FIES 2018: Inscrição e Cursos (VAGAS ABERTAS)

Você também é bem vindo para deixar um comentário, ou mandar um e-mail diretamente para nossa equipe, basta preencher o formulário do LINK acima.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *